Em sânscrito, um dos mais antigos idiomas da atual civilização terrena, Ashtar Sheran significa “o Sol que mais brilha”. Ele é um engenheiro sideral do planeta Methária, situado no sistema solar Alpha do Centauro, e o Comandante de milhões de naves e tripulantes que vêm a Terra “em missão de paz”, tal como declara em suas mensagens.

Ashtar dirige homens e mulheres de vários pontos do universo, que realizam atividades que vão desde a purificação dos oceanos a anulação de efeitos radioativos, advindos de experiências nucleares realizadas pelo homem. Junto a esses voluntários siderais, o comandante trabalha para o que chama de "governos maiores", os quais se ocupam de manter o equilíbrio do Cosmo.

Segundo informações do próprio Ashtar Sheran, esta missão foi iniciada, por seus ancestrais e de muitos outros comandantes que atualmente fazem parte de sua equipe. Há mais de quatro mil anos eles estudam a vida de nosso planeta. O comandante explica que os extraterrestres vêm evitando uma descida em massa de suas naves na Terra, afirmando, em uma das muitas mensagens captadas por seus canais, que isto só acontecerá "quando a humanidade estiver preparada para nos receber de braços abertos”. Assim, diz, “poderemos entrar em maior sintonia para abraçar-vos, fraternalmente".